9 de dezembro de 2011

Grupo BALAIO URBANO

BALAIO URBANO

Balaio: cesto de vime, palha ou cipó; muito usado em cidades do interior para guardar todo tipo de coisas.
Urbano: cortês, afável, civilizado, relativo a cidades; onde se misturam todos os tipos de culturas.

O Balaio Urbano nasceu em março/2002, com a proposta de reunir amigos e objetivos comuns: que é a difusão da tradicional MPB, Música Caipira e Nordestina deste vasto e miscigenado culturalmente pais chamado Brasil, e assim são os espetáculos do Balaio Urbano unindo estilos que tiveram sua origem no interior de seus locais de nascimento, ritmos folclóricos e de origem étnica. Mas que atualmente são difundidos para todas as regiões.
O grupo utiliza em seus shows intrumentos originais e tradicionais, como: Gaita de Boca, Viola Caipira e Violão e Voz.
O Balaio Urbano é um trio. Com possibilidades de formação alternativa acrescentando outros instrumentos (músicos convidados).
Em seus shows o grupo interpreta a tradicional musica brasileira (nordestina, caipira e MPB), composições próprias e mistura de ritmos como o blues americano por exemplo.
Buscando ser fiel às raízes dos gêneros, com interpretações pessoais em nova roupagem; os shows são basicamente acústicos, visando o diálogo do músico com o instrumento e o público.
A primeira formação do grupo foi: Ailton Rios (gaita e viola), Alex Rocha (Viola Caipira, Violão e Voz), Tony Smith (Guitarra, Violão e Voz): a segunda formação: saiu o Tony, substituído por Robson Russo (Violão e Viola Caipira). Isso de 2002 a 2004.
O Grupo em 2011 retoma a estrada com nova formação:
ALEX FARIA
Violão, Viola Caipira, Guitarra e Voz.
Músico com participação em diversos grupos desde 1996, atualmente integra a Orquestra Paulistana de Viola Caipira - OPVC, formado em Viola Caipira pela ULM Tom Jobim (hoje EMESP Tom Jobim), atualmente estuda Música na UNI Santana.
AILTON RIOS
Gaitas e Viola Caipira.
Músico desde 1996 com passagens por grupos como (Guiriô Blues, Orquestra Paulista de Gaitas - OPG, Harmônicos), estudou Viola Caipira na ULM Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), atualmente integra a Orquestra Paulistana de Viola Caipira - OPVC.
MARCOS SIQUEIRA
Voz, Violão e Viola Caipira.
Músico desde 1987 atualmente integra a Orquestra Paulistana de Viola Caipira – OPVC como cantadô solista e viola caipira base, e também estuda Viola Caipira no Conservatório Municipal de Guarulhos-SP.

CONTATOS:
Twitter - http://twitter.com/BalaioUrbano1
Facebook - http://www.facebook.com/balaiourbano1
Sônico - http://www.sonico.com/BalaioUrbano
Tel.: (11) 9315.1983 - 6364.4432
e-mail: balaiourbano@bol.com.br

Edu da Gaita - A história